Cadeia de Relacionamentos Discipuladores

“Fazer discípulos” é o chamado primordial de cada cristão. Toda pessoa salva deve se envolver na Evangelização Discipuladora. Quando todos os crentes estão discipulando alguém, forma-se uma cadeia de Relacionamentos Discipuladores, que proporcionará a multiplicação exponencial de discípulos.

Fazer estudos bíblicos com novos convertidos imediatamente após a sua decisão de seguir a Cristo e depois deixá-los por si mesmos é relativamente fácil. O desafio é ingressar todos os membros de igrejas estabelecidas na vida discipular. Nós temos que fazer da Evangelização Discipuladora um programa em que todos os cristãos estejam envolvidos para toda a vida. Um cristão sozinho, seja ele o pastor ou líder da igreja, não terá condições de discipular todas as pessoas ao mesmo tempo. Sem uma cadeia de Relacionamentos Discipuladores, a multiplicação ficará comprometida.

Iniciar com o pastor ou líder da igreja fará com que a visão de multiplicação tenha valor para as demais pessoas. Muitos cristãos, por não terem sido discipulados, não entendem como funciona esse processo e não têm condições de fazer discípulos multiplicadores. A melhor forma de quebrar esse andamento e estabelecer essa cadeia dinâmica de Relacionamentos Discipuladores é começar com o pastor ou líder e a sua liderança estratégica. A sugestão é que o pastor ou líder inicie o processo com no máximo dez pessoas. Mais do que isso, o processo pode se tornar inviável, pois “fazer discípulos” exige muito tempo e dedicação. Esses líderes deverão iniciar o discipulado com outras pessoas e estas, por sua, vez iniciarão com outras pessoas e, assim, forma-se a cadeia de Relacionamentos Discipuladores.

Cada discípulo precisará ajustar a sua agenda para que encontre tempo para desenvolver os seus Relacionamentos Discipuladores, para conviver, ministrar e ser ministrado, tanto junto com o seu discipulador quanto com os seus discípulos. Se a estrutura da igreja estiver muito voltada para eventos, reuniões e atividades secundárias, dificilmente haverá tempo para o discipulado. Mas, desde que “fazer discípulos” é o nosso chamado primordial, tudo será uma questão de estabelecermos qual é a nossa prioridade.

Na realidade, todas as organizações podem e devem trabalhar a cadeia de Relacionamentos Discipuladores. Se quisermos multiplicar discípulos precisamos pagar o preço no que diz respeito ao tempo que investimos nessa causa tão nobre, a começar da liderança da igreja e envolvendo todos os membros e organizações.

Fonte:  Igreja Multiplicadora – 5 Princípios para o Crescimento – Pag.81 e 82.