A Vida do Líder e o Exemplo de Cristo: Palavra, Oração e Amor

O maior exemplo de liderança multiplicadora é o nosso Senhor Jesus. O cerne do Seu trabalho com seus líderes em formação foi caminhar com eles, de forma que o seu interior fosse transformado e os valores do reino de Deus lhes fossem inculcados, passando a fazer parte da prática da vida deles. Ainda hoje Jesus deseja nos liderar dessa maneira para que, como líderes em formação, avancemos para mais próximo d’Ele, de forma que possamos amadurecer em nossa jornada e prepararmos outros para o ministério, edificando, assim, o corpo de Cristo. Efésios 4.11-13 destaca o fato de que recebemos dons de Deus e fomos designados para um propósito:

“E ele designou uns como apóstolos, outros como profetas, outros como evangelistas, e ainda outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério e para a edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”

O verso 12 deixa claro que a designação que recebemos cumpre um objetivo claro, que é o de preparar outros para obra do ministério e, assim, edificarmos o corpo de Cristo. O texto esclarece, também, que o propósito do chamamento de Deus não está calcado somente no que devemos realizar para a edificação de outros, mas também na nossa própria edificação e maturidade, pois Ele tem como objetivo que atinjamos a estatura de Cristo.

Nesse sentido, é importante compreender que o cumprimento do chamado de Deus para que exerçamos liderança no desenvolvimento do nosso ministério é também, essencialmente, um chamado para o aperfeiçoamento de nossa vida cristã. E esse aperfeiçoamento somente é possível à luz do exemplo de Cristo, conforme apresentado nas Escrituras Sagradas.

É importante que compreendamos que a liderança deve ser trilhada a partir de uma necessidade constante de fortalecimento da vida cristã. O líder não é forte o suficiente em si mesmo e, dessa forma, precisa buscar forças no Senhor para seguir na caminhada. Podemos destacar três aspectos básicos da busca pela capacidade necessária para liderar centrados no exemplo de Cristo: (a) o conhecimento da Palavra, (b) a vida de oração e (c) a prática do amor.

O desenvolvimento desses aspectos, no entanto, constitui uma trajetória de vida, e não deve ser entendido como uma plenitude cuja falta limita o exercício do ministério pessoal. Mesmo no final da vida ainda não teremos atingido essa plenitude. Porém, devemos ser encorajados a exercer o nosso chamado mesmo durante a caminhada, compreendendo que é no serviço que somos aperfeiçoados.

O conhecimento da Palavra é uma recomendação direta do Senhor Jesus. Em Mateus 22.29, Jesus afirma que erramos por não conhecermos as Escrituras nem o poder de Deus. Nesse sentido, o conhecimento da Palavra vincula em si mesmo o poder do próprio Deus. Mesmo Jesus, quando tentado diretamente pelo diabo no deserto, usou a Palavra para combatê-lo, denotando que ela tem em si poder para enfrentar as adversidades. O apóstolo João, no primeiro verso de seu Evangelho, nos ensina que a Palavra é o próprio Jesus (João 1.1) e Paulo mostra que Ele é o detentor de o todo poder e autoridade (Colossenses 2.9,10).

Portanto, podemos dizer que conhecer a Palavra é conhecer o próprio Senhor Jesus e comungar de Seu poder. Ler, meditar e praticar sistematicamente a Palavra, enchendo o nosso entendimento do conhecimento de Deus, nos capacita a liderar por meio de um repertório construído a partir de Sua Palavra.

A vida de oração, também é uma recomendação direta do Senhor Jesus, seja dada como exemplo (Lucas 6.12; 9.28 e 22.41), seja por orientação verbal (Lucas 18.1). Em Romanos 8.26 Paulo nos esclarece que o Espírito nos ajuda na nossa fraqueza, nos auxilia na nossa ignorância quanto ao que orar, intercedendo por nós e, consequentemente, nos fortalecendo para a caminhada. Vários homens de Deus, no passado e ainda hoje, têm indicado que a vida devocional, o que inclui orar todos os dias, tem sido uma fonte de força e capacitação para o sustento de sua vida ministerial e de sua liderança.

Por outro lado, o conhecimento da Palavra e a vida de oração desassociados da prática do amor não cumprem o objetivo de Cristo (1 Coríntios 13.1). Amar a Deus, a si mesmos e ao próximo é o que o Senhor Jesus nos constrange a fazer. A vida cristã se aperfeiçoa no trabalho que fazemos com o Senhor. Em Efésios 3.19 somos instados a conhecer o amor de Cristo e sermos cheios de toda a plenitude de Deus.

Para sermos líderes, precisamos primeiramente nos deixar liderar por Jesus. Antes de sermos líderes, precisamos ser servos.

A liderança traz em si inúmeros desafios que precisam ser enfrentados e superados em Cristo. O líder precisa ser, em cada experiência, preparado. A leitura do próximo item nos poderá permitir compreender a importância de estarmos revestidos do poder de Deus e capacitados a utilizar as armas

Fonte:  Igreja Multiplicadora – 5 Princípios para o Crescimento – Pag.122 a 124.