A busca da santidade – Pr. Sammy Tippit

Santidade parece ser uma palavra que se perdeu no vocabulário cristão moderno e raramente é compreendida pelo cristão do século XXI. Porém, as Escrituras afirmam, categoricamente: “Segui a paz com todos, e a santificação; sem a santificação ninguém verá o Senhor” (Hb. 12:14). É impossível ver Deus sem santidade de vida e de coração. Nós nunca vamos ver e conhecer a vitória que Ele nos dá sem santidade. Nós não vamos conhecer a glória de Deus sem santidade. Se desejamos ver Deus trabalhar nas nossas vidas, então, devemos diligentemente buscar santidade.

O que é santidade e como a obtemos? A santidade bíblica vem de uma palavra grega que significa, basicamente: “uma vida separada para Deus”. Uma pessoa não pode ter uma vida e conduta santas enquanto tentar segurar-se em Deus com uma mão e ao mundo com a outra. Uma vida santa é aquela que se rendeu completamente a Deus. Não significa que a pessoa seja perfeita. Simplesmente, significa que ela deu sua vida a Deus e está no processo de ser aperfeiçoado.

A santidade de vida, na verdade, começa com ela nos buscando e continua conosco buscando-a. A santidade é um processo que começa no momento da conversão. Quando o Espírito de Cristo entra em nosso coração, a santidade entra junto, porque Seu Espírito é o Espírito Santo. É nesse momento que o processo começa – a conformidade à imagem de Cristo. É um processo para toda a vida.

É importante entender dois princípios básicos. Primeiro, nós não podemos santificar a nós mesmos. Essa é a obra profunda do Espírito Santo em nossas vidas. Por outro lado, nós devemos buscar a santidade de vida. Devemos buscar a obra do Espírito Santo para nos tornarmos à imagem de Cristo. A palavra grega usada em Hebreus 12:14 que diz que devemos “seguir a paz com todos, e a santificação” é a mesma usada pelo caçador procurando sua presa. Nós, também, somos exortados a buscar a santidade da mesma maneira; ou seja, com diligência.

Nós temos todos os recursos que precisamos para nos tornarmos santos. Nós temos a habitação do Espírito Santo, a Bíblia, a vitória de Cristo na cruz, e a comunhão cristã. Por que, então, devemos buscar a santidade? Estes recursos maravilhosos nunca devem ser esquecidos. Se nossas vidas serão vitoriosas, devemos buscar a santidade com fervor. Por exemplo, por causa da morte de Cristo na cruz, devemos ter comunhão uns com os outros. Porém, ainda precisamos procurar uma igreja (a comunhão dos crentes) onde podemos interagir e crescer na nossa fé. O mesmo acontece com a santidade de vida. Por causa da presença do Espírito Santo em nós, temos tudo que precisamos para a vitória. Porém, ainda precisamos buscar a liderança e o fortalecimento do Espírito de Deus para vivermos esta vitória.

O crente é chamado para ser um seguidor. Ao seguirmos (buscarmos) a liderança do Espírito Santo nas nossas vidas, nós vamos sobrenaturalmente sermos naturalmente conformados à imagem de Cristo. Esta é a estratégia do cristão para a vitória. Nós simplesmente nos determinamos a buscar o Espírito Santo. Nós obedecemos Sua liderança. Seguimos Sua orientação. O resultado final é a santidade de vida, pureza de coração. Nossa conduta se torna o que agrada a Deus. A vida cristã começa com a santidade nos buscando. Mas, a vitória é mantida ao buscarmos a santidade.

Compartilhe